Arraial do Cabo na Campanha de Vacinação contra gripe
Começou nesta segunda-feira, 25/04, a Campanha Nacional de Combate a Gripe Comum e Influenza A (H1N1), em Arraial do Cabo. A Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar cinco mil pessoas entre crianças de seis meses a dois anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos de todo o município, incluindo os distritos.
De acordo com o coordenador de Imunização de Arraial do Cabo, Diego Mendonça, a vacinação que está acontecendo em todos os PSFs, incluindo Sabiá e Pernambuca e Hospital Geral vai até o dia 13 de maio. E no próximo sábado (30), acontecerá o dia D da imunização contra Gripe, a partir das 8h, em todas as Unidades de Saúde.
Geralmente a vacina contra Gripe é destinada aos idosos com idade a partir de 60 anos. Mas, esse ano o Ministério da Saúde estendeu a campanha para as gestantes de qualquer faixa etária e crianças a partir dos seis meses a dois anos.
Os portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças respiratórias, imunidade baixa, dentre outras, que não pertencem a esses grupos, considerados o alvo dessa campanha, não poderão ser vacinados nessa data. E, quem estiver com resfriado deve esperar a gripe passar para se vacinar.
Segundo Diego Mendonça, é difícil a apresentação de problemas mais sérios causados pela vacina, pois raramente provoca reações. Algumas pessoas podem apresentar sintomas leves, que desaparecem em um ou dois dias, porém, outras podem ter efeitos colaterais provenientes da vacina, com uma pequena dor no local da aplicação e febre. E chama a atenção para a importância da vacinação.
– A gripe é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa, que acomete o aparelho respiratório. Ela pode ser confundida com um resfriado comum, porém se não for tratada logo no início, pode apresentar sinais e sintomas mais fortes, podendo causar algumas complicações – concluiu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário